Em fevereiro de 2020 visitei o Dubai em negócios pela segunda vez. Desta vez foi a convite de um grande grupo internacional com sede no Dubai, que opera maioritariamente na área de consultoria para negócios internacionais.
No Dubai tudo se transforma e cresce de uma forma absolutamente rápida. O espaço temporal de 7 anos que separam as minhas duas visitas pareceram-me mais de vinte anos.
A rápida construção de edifícios e infraestruturas faz com que a cidade se modifique a cada 6 meses.
O modo de vida é inigualável.
São milhões de pessoas de centenas de nacionalidades diferentes a trabalharem juntas, esta interculturalidade constante resulta numa partilha de ideias e conhecimentos altamente favoráveis ao desenvolvimento, quer social, quer económico no Dubai.
Os restaurantes também acompanham a tendência e num abrir e fechar de olhos. No mesmo prédio conseguimos ter acesso a centenas de restaurantes europeus, asiáticos, latinos, americanos e a degustar os pratos mais requintados e deliciosos do Médio Oriente.
Acessibilidade máxima, rapidez nos serviços, sofisticação e requinte
O plano de diversificação económica do Dubai atrai empreendedores de todo o mundo. Com modelos de negócio bastante eficientes e abertos, permitem um ambiente de negócio acelerado e com múltiplas oportunidades.
Existem mais de 20 zonas francas só no Dubai, o que permite a participação estrangeira a 100% numa empresa constituída, assim como 100% de isenção de imposto sobre o rendimento pessoal ou empresarial.
Para fazer negócios no Dubai é necessário “levar a lição bem estudada”, saber ao que se vai, e ter uma ideia de realização do negócio bem estruturada e objetiva.
As oportunidades são imensas.
Recomendo: rápida capacidade de raciocínio, empatia e ZERO de vibração escassez.
Porque efetivamente não se fazem negócios pequenos no Dubai.
Este formato ágil e eficiente de fazer acontecer nos negócios fascina-me.
Nas reuniões falamos sobre o nosso propósito de negócio, discutimos ideias, chegamos a conclusões. É um tempo com consistência, do qual retiramos o melhor partido.
Trabalhei durante 3 dias cerca de 10 horas por dia, sempre em ambiente de negócio!
Foi uma viagem incrível que nunca irei esquecer, até porque estávamos a pouco mais de um mês de entrarmos todos em confinamento e eu estava grávida de cerca de 4 meses. Desafios a dobrar, mas superados com sucesso!
Sonho, um dia, abrir a minha empresa no Dubai ou ter lá uma representação.
Até lá, vou treinando o ritmo apropriado e “oleando” a minha máquina.